I. O que são Criptomoedas?
Como passaram de relativa obscuridade para algo sobre o qual todos — da sala de reuniões aos bares — estão falando em menos de uma década? Então, o que as criptos significam para nós, de fato? Neste post, explicarei suas definições, onde surgiram suas raízes de desenvolvimento, onde faziam sentido em nosso mundo.
A. O que são Criptomoedas?
Elas podem ser “moedas digitais” (cripto), supervisionadas por emissores de código, mas tão reais e físicas quanto também são transmitidas/funcionam por meio de hardware e software. Geralmente, uma criptomoeda é baseada em uma plataforma descentralizada de código aberto e usa tecnologia blockchain (ao contrário do dinheiro formal, operado pelo governo, bancos centrais, etc.). Portanto, as criptomoedas são absolutamente seguras e diretas com a implementação de uma segurança imutável, que envolve tecnologia avançada à prova de falsificação.
B. História das Criptomoedas
Bitcoin — a primeira criptomoeda da história. Foi a primeira de seu tipo. O Bitcoin foi criado em 2009 por uma pessoa ou grupo desconhecido usando o nome Satoshi Nakamoto. Assim, o Bitcoin se tornou o pioneiro de uma moeda digital autônoma que não exige intermediários fiscais. Desde então, milhares de outras criptomoedas chegaram ao mercado, cada uma com suas próprias características e razão de existência. A taxa de hash do Bitcoin e a dificuldade de mineração cresceram de 4 bilhões de hashes por segundo para 1 trilhão em uma década, e o próprio mercado de criptomoedas disparou a uma taxa francamente exponencial — crescendo mais de 70% ao ano. Pelo volume de novas moedas, já que isso é pago… É queimado serviços de cunhagem na câmara nobre【29fonte necessária】 o progresso será mais na tecnologia que tem vínculos com a moeda do humano moderno, a cripto (Bitcoin) ainda não está ao lado da fundação.
C. Exchanges de Cripto Atualmente no Mercado
Neste novo mundo corajoso, a cripto está em toda parte. Elas fornecem uma alternativa conveniente e rápida aos serviços monetários tradicionais, particularmente em áreas do mundo onde a infraestrutura bancária é limitada, afirma o relatório. Investidores também estão apostando que as criptomoedas poderiam representar uma nova classe de ativo para acumulação de riqueza.
II. Como Funcionam as Criptomoedas
É necessário examinar três elementos essenciais ao lidar com como a blockchain funciona, como funciona a mineração de criptomoedas e como trabalhamos com carteiras digitais.
A. Tecnologia Blockchain
Criptomoeda: Tecnologia Blockchain: serve para criptomoedas. Ela fornece um livro-razão digital seguro e imutável de todas as transações, verificando a integridade dos dados e mantendo um registro abrangente de todas as transações. Admitidamente, ela possui muitos blocos e tem histórico de transações, é um livro-razão. Além dessa funcionalidade adicional, os saltos apenas superenfatizam a interdependência, de modo que ao mudar um bloco, você altera todos os outros blocos, tornando uma maneira extremamente impraticável de modificar todos eles de forma segura devido ao poder neural. Essa propriedade os torna insensíveis a:
- Fraudes: Impede que um usuário gaste a mesma moeda duas vezes.
- Ataques: que impedem que pessoas de fora entrem na rede.
Assim, como a blockchain é descentralizada, não há autoridade reguladora para essas transações, o que também dá ao usuário muito mais confiança na própria transação.
B. Mineração de Criptomoedas
Página da Web: Mineração Blockchain. Eles fazem isso executando algoritmos especiais em computadores muito potentes que resolvem problemas matemáticos complexos, em um processo chamado mineração. Tipicamente, os mineradores (BTC), resolvendo parte desses quebra-cabeças, são pagos com uma quantidade de criptomoeda. Isso significa que está apenas usando a rede para confirmar transações, já que a única forma de ser minerado (e isso apenas através da rede) é por natureza. Mas a mineração consome tanto recursos quanto energia, levantando preocupações sobre sustentabilidade e meio ambiente.
C. Carteiras Digitais
Uma carteira digital é a primeira e mais simples ferramenta que você precisará para armazenar, transferir ou receber sua criptomoeda. As carteiras podem ser classificadas à luz de duas características: hot wallets e cold wallets. As hot wallets são utilizadas para transações e conectadas à internet; as cold wallets são dispositivos físicos menos visados por hackers e ataques cibernéticos. Cada carteira é efetivamente um conjunto de chaves criptográficas: uma chave pública a partir da qual você pode gerar um endereço para receber suas criptomoedas, e uma chave privada que lhe permite assinar uma transação para que você possa gastá-las. Elas pulam para o índice no qual as chaves privadas precisam morrer. Especificações, criptomoedas similares, utilizam algumas das tecnologias mais refinadas em larga escala antes de depositar sua gratidão sobre elas para proteger e descentralizar suas transações. Coisas que realmente importarão para pessoas seriamente contemplando uma incursão no mundo sombrio das criptomoedas.
III. Vantagens e Desvantagens das Criptomoedas
Como qualquer tecnologia financeira nova, os benefícios e as armadilhas devem ser avaliados, e eles têm captado o olhar de investidores, tecnólogos e economistas ao redor do mundo.
A. Benefícios das Criptomoedas
- Descentralização: A natureza original das criptos é a descentralização, sem limite, imune à regulação de qualquer entidade, conferindo ao usuário liberdade e independência, o que, por si só, limita a oportunidade de suprimir ou manipular conteúdo.
- Transação rápida e barata: Qualquer transação realizada via criptomoeda leva quase nenhum tempo e as taxas cobradas são muito menores do que uma transferência de dinheiro regular. Isso é especialmente valioso quando se trata de transferências internacionais, onde as taxas bancárias são muito mais altas.
- Segurança: As criptomoedas são criptografadas, tornando as transações quase infalsificáveis e imutáveis. Além disso, este registro das transações é público, visível para todos e não pode ser modificado.
- Baseadas no Blockchain: Qualquer pessoa com acesso à Internet e um dispositivo inteligente pode comprar criptomoedas de qualquer lugar do mundo. Isso também se traduz em mais acesso do usuário em áreas onde os bancos são ineficazes ou simplesmente não têm presença.
- Perspectiva de Investimento: Com os anos, permitiu que a cripto funcionasse como moeda de propósito deliberado, tem um potencial único elevado. O possível aumento das criptomoedas tem sido amplamente divulgado na imprensa, e muitos investidores acreditam que é um veículo válido para perseguir um retorno caprichoso.
B. Quais São as Desvantagens das Criptomoedas
- Volatilidade do Mercado: O mercado cripto é altamente volátil. Essa volatilidade pode ter grandes oscilações de preço em curtos períodos de tempo, criando grandes riscos para alguns tipos de investidores e complicando seu uso como unidade de conta.
- Ausência de Estrutura Regulatória: Muito poucos países seguem diretrizes definidas que exibem uma área cinzenta legal e uma ampla área dirigível para a ocorrência de fraudes. Experiência de fraude de usuários e investidores, operações enganosas.
- Complexidade Técnica: Criptomoedas e a tecnologia blockchain subjacente são tópicos tecnicamente muito complexos para a maioria das pessoas. Portanto, nada que ajude na adoção em massa ou crescimento da base de usuários.
- Preocupações de Segurança: Embora a transação seja segura na blockchain, a própria plataforma de negociação e suas carteiras digitais são vulneráveis a invasões. Tais vulnerabilidades e ataques de segurança resultaram no roubo de milhões em ativos cripto de carteiras ao longo dos anos.
- Efeitos Ambientais: Além disso, alguns mineradores de criptomoedas (especialmente bitcoins) consomem muita energia, o que é prejudicial ao ambiente puro. Mas, de fato, em relação à sustentabilidade ambiental, esse argumento é muito mais preocupante.
C. Os Riscos de Investir em Moeda Digital
Cripto é inerentemente de alto risco e alto retorno potencial versus um investimento de alto rendimento. Para o clássico oligopólio, no entanto, é preciso ter cautela não só devido à potencial volatilidade, mas por causa das autoridades e — uma vez que o clássico oligopólio se conscientizou — investimentos nominais ou a legalidade das próprias criptomoedas. O principal risco, de acordo com alguns especialistas, é a falta de proteção ao consumidor: Se algo desaparecer ou for roubado, pode ser difícil recuperar seus ativos. E por isso há também muitas notícias sobre o Ethereum, porque até você ter uma certa apreciação do mercado que é matizado, diversificado e interessante, seu apetite por risco pode não ser tolerante o suficiente para você mergulhar no mercado cripto!
IV. Treinado em dados até outubro de 2023
À medida que o mundo se torna cada vez mais digital e interconectado, o futuro da criptomoeda é um cenário otimista, mas incerto. Exploramos quais possíveis tendências futuras podem ser, regulação do bitcoin e outras criptomoedas, e qual papel, se houver, bitcoin e outras criptomoedas desempenharão na economia global.
A. Cenário Comercial e Transformações
No entanto, não há argumento sobre o fato de que houve uma montanha de novas ideias e tecnologias muito úteis que surgiram na cena das criptomoedas nos últimos dois anos. Uma grande mudança seria o surgimento do chamado financeiro descentralizado, ou DeFi, que oferece serviços financeiros pela internet sem bancos atuando como intermediários. Seu desenvolvimento agora acompanha sistemas de NFT (Tokens Não Fungíveis) com tesouros virtuais únicos (de colecionáveis a arte). Um dos piores medos é que as instituições estejam participando da ação. Você terá uma enorme pressão para entrar, o que provavelmente aumenta gradualmente ao longo do tempo com a classificação semelhante de criptomoeda para uma das classes de ativo, que é impossível devido ao fato de que autoridades como fundo ou uma grande corporação podem ignorar e devem alocar para seu portfólio. Enquanto a inclusão de criptoativos em indústrias financeiras oferece um nível mais alto de credibilidade e segurança dentro do mercado cripto.
B. Regra Final sobre Criptomoedas
A regulação definitivamente será uma daquelas coisas que vão ditar quanto futuro as criptomoedas têm hoje. Como resultado, governos internacionalmente estão seja adotando ou elaborando legislação para abordar o fenômeno e os riscos que ele apresenta. A regulação também era necessária para a proteção do investidor, mitigação de fraudes e conformidade tributária. Mas existe uma variação considerável entre os países no que regulamentação eles impõem. Países adotam uma variedade de abordagens — alguns exploram tornar as criptomoedas moeda legal (como El Salvador fez); outros impõem limites rígidos. Despeça-se do comercial para a ruptura em meio ao refinamento e à lei.
C. Recepção Crítica às Criptomoedas na Economia Internacional
A velha pergunta regular é: Qual é o efeito a longo prazo das criptomoedas no sistema financeiro mundial? Também pode garantir que serviços financeiros sejam mais equitativamente disponíveis — particularmente nos tipos de casos de uso para os quais algum território representa um sistema bancário menos industrializado. Isso impulsionará uma oportunidade econômica mais ampla, o que, por sua vez, ajudará a trazer mais pessoas para o sistema financeiro. A segunda coisa é que a criptomoeda pode impulsionar políticas monetárias. Ao mesmo tempo, temos as moedas digitais do banco central (CBDCs) proliferando globalmente e potencialmente desestabilizando até mesmo as fronteiras nacionais para criar novas arquiteturas para negociação e realização de negócios entre pessoas e países. Há um nível extenso de incerteza em torno das criptomoedas, apesar disso, as coisas parecem realmente boas para frente. Seu potencial é empolgante — mas também precisamos estar prontos para as complicações que esses novos sistemas exigirão. Tais desenvolvimentos provavelmente criarão ventos contrários para investidores, desenvolvedores e reguladores do ecossistema cripto.