Investimentos para Iniciantes

I. Introdução

Independentemente de ser uma pessoa que investe ao longo do tempo, investir é um processo aconselhável para qualquer indivíduo que deseja ser livre e seguro financeiramente hoje e no futuro próximo. A primeira parte focou nos fundamentos — o porquê de investir. O que você quer alcançar financeiramente? Como começar?

A. Importância de Investir

Continue lendo para descobrir como (além de ficar mais rico, naturalmente) essas dicas vão ajudá-lo a manter a inflação sob controle e fazer o seu dinheiro trabalhar para você a longo prazo. Em termos reais, você está perdendo dinheiro ao mantê-lo em uma conta bancária devido à inflação. Portanto, investir é o seu escudo definitivo para o seu capital crescer e alcançar as coisas que você precisa, seja comprar uma casa, educar seus filhos ou se aposentar. Investir também permite que você controle suas finanças melhor. Se você não aprender a otimizar seus gastos, nunca vai investir!

B. Objetivos Financeiros

SEUS OBJETIVOS NUNCA devem aparecer em qualquer investimento antes de saber qual é seu objetivo econômico final. Eles podem ser de curto ou longo prazo, mas devem se adequar à sua situação financeira atual e metas futuras. Você pode ter um carro novo, educação superior para os filhos, uma aposentadoria confortável, ou até mesmo um fundo de emergência nesta lista. Objetivos financeiros ajudam você a tomar decisões sobre seus investimentos. Você pode querer usar diferentes tipos de estratégias de investimento para alcançar cada meta, e apenas ter uma ideia ampla do que você quer realizar vai ditar suas decisões sobre quais investimentos fazem mais sentido para você.

C. Como Começar a Investir

Pode ser assustador se você não estiver muito seguro sobre o que significa investir. Mas esta jornada, se você tiver o conhecimento certo e um plano de ação do seu lado, também é muito possível! Aqui estão algumas dicas para ajudar você a pensar:

  • Aprenda — A leitura sobre investimentos (livros, vídeos, cursos, etc.) vai incutir em você um certo nível de confiança para convencê-lo a tomar decisões sólidas.
  • Conheça Seu Orçamento: A primeira coisa que você precisa saber como investidor é seu fluxo de caixa. Verifique sua renda e despesas para descobrir o que você pode investir sem se endividar.
  • Tenha um Plano em Mente: Pesquise uma corretora que seja certa para você. Veja o que cobram, o que oferecem, a plataforma e como é trabalhar com o atendimento ao cliente deles.
  • Passo a Passo: Como um novo investidor, você não precisa ir com tudo de uma só vez. Você pode começar de maneira pequena e expandir à medida que ganha mais confiança e experiência.
  • Reavalie: Certifique-se de que você está disposto a reavaliar seu portfólio de tempos em tempos e atualizar sua estratégia conforme necessário.

Agora que você fez essas preparações, está pronto para mergulhar no vasto mundo dos investimentos para alcançar suas metas financeiras. Isso requer comprometimento e tempo, mas isso pode muito bem se pagar em imensos dividendos.

II. Tipos de Investimentos

Você só precisa conhecer as melhores oportunidades de investimento no mercado para investir no mercado. Existem, com certeza, tipos de investimentos com diferentes tipos de desempenho, risco e retorno. Então, desta vez, vamos tentar entender que tipo de investimento pode ser feito quando ele/ela começa em finanças.

A. Renda Fixa

Certamente uma das escolhas mais difundidas deste tipo para iniciantes, porque a renda fixa, sendo mais previsível e menos arriscada que a renda variável, torna-se mais interessante. A maioria dos investimentos em renda fixa são essencialmente a compra de um título de uma empresa ou agência governamental (títulos do Tesouro, por exemplo) e retornam alguma forma de pagamento em uma cadência ao longo de um longo período de tempo.

  • Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e Tesouro Direto: CDBs são títulos de renda fixa que os bancos emitem garantindo que se receberá um retorno fixo predeterminado ao final do prazo. O Tesouro Direto é realmente uma agência do governo federal que apresenta uma variedade de títulos do governo para diferentes prazos e linhas de juros. Ambos são ótimos e atrativos investimentos para iniciantes.

    Um exemplo de como os fundos de segurança, em geral, seriam categorizados — Fundos de Renda Fixa: A maioria dos títulos de dívida não são possuídos diretamente, todos estão em um fundo e você investe neste fundo e este fundo é esperado para ter diversificação e gestão profissional. É um meio pelo qual um investidor pode fazer isso em uma gama mais ampla de dívida enquanto é mais sustentável e gera rendimentos estáveis.

  • Debênture: As empresas emitem debêntures para captar recursos. Você se tornará credor da empresa ao adquirir debêntures, e a empresa deve pagar juros periódicos e, ao término do vencimento das debêntures, pagar o valor principal. Os maiores retornos nesta opção de investimento, que combina CDBs e Tesouro Direto, são as debêntures, mas com elas, este é o investimento mais arriscado.

B. Renda Variável

Se um indivíduo está à procura de um retorno maior e está disposto a correr maiores riscos, ele pode escolher rendas variáveis. Assim, eles são especulados sem retorno garantido; fortunas podem subir e cair a qualquer momento, dependendo de como o mercado flutua a cada pôr do sol.

  • Ações: Você está adquirindo uma participação acionária na empresa. O valor fundamental dessas ações pode subir ou cair com as fortunas da empresa ou do mercado como um todo. Mas em alguns casos, para algumas ações, os retornos podem ser altos e você pode estar exposto a perdas. Portanto, você deve pesquisar bem antes de investir em ações.

  • ETFs — fundos que replicam o desempenho de um índice de mercado específico; ou seja, o Ibovespa, por exemplo. O ETF é ideal para investidores que buscam diversificação porque não querem comprar todas as ações por conta própria.

  • Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs): Para aqueles que não estão dispostos a investir em propriedades físicas, estes são portfólios profissionalmente geridos que investem em pequenas propriedades. Dito de outra forma, os investidores compram uma participação em um fundo que possui e gerencia propriedades, recebendo pagamentos por meio do aluguel e da valorização do imóvel. Os FIIs também são leves e têm uma história de sucesso.

C. Investimentos Alternativos

Mas para mais diversificação, novos horizontes, além dos suspeitos habituais, existe muito a escolher em investimentos alternativos.

  • Cripto: Você possui criptomoedas como (Bitcoin e Ethereum). Podem ser bastante lucrativas, mas especulativas — e arriscadas. Vejam, se você quiser gastar dinheiro nesse lugar chamado mercado de criptomoedas, ou seja, qualquer dinheiro, você terá que passar por montes de trabalho duro pesquisando cada projeto para descobrir o que é perigoso e o que não é.

  • Investimento em Arte e Colecionáveis: As pessoas estão reconhecendo a necessidade de diversificar seus portfólios, então o investimento em arte e colecionáveis tornou-se uma tendência global — arte de alto valor, moedas raras e memorabilia, para citar alguns, vendo valorização ao longo do tempo, embora isso requeira conhecimento de nicho e a capacidade de identificar falsificações.

  • Financiamento Coletivo: O ato de levantar dinheiro de um grande número de pessoas, tipicamente através do uso de mecanismos baseados na Internet. Isso não é incomum para startups e iniciativas disruptivas, que carregam risco significativo (e muitas falham em escalar ou nunca encontram adequação ao mercado de produtos).

Se e quando você precisar escolher qual desses tipos de investimentos considerar, certifique-se de compreender seu perfil de risco, metas financeiras e horizonte de investimento. Um melhor conhecimento dos vários tipos de ativos ajudará você a tomar decisões sólidas e construir um portfólio que lhe convém.

III. Dicas para Iniciantes

Isso pode parecer uma tarefa esmagadora, especialmente se você está apenas aprendendo a lançar os dados de investimento. No entanto, para ser justo, embora você não possa controlar a jornada à medida que ela avança, há práticas e princípios que podem aumentar a probabilidade de que a jornada, de uma forma ou de outra, seja bem-sucedida, como você a define. Aqui estão dicas para ajudá-lo na jornada:

A. Diversificação de Portfólio

Há uma das estratégias mais familiares de todas — a diversificação. Mas essa distribuição de vários capitais, em diversos lugares, reduz o risco geral para o portfólio de uma pessoa. Isso sugere que quando uma performance cai, outras podem compensar. Isso simplesmente requer encarar investimentos através do padrão de vida substituto (uma grande quantidade de algum elemento de dinheiro fixo e de diferenciação); esta regra mínima precisa ser o requisito mínimo para cada iniciante. Dessa forma, você obtém tanto o potencial de lucro quanto a estabilidade.

B. Estudo e Pesquisa

Não compre ou assine nada cegamente, e não se apresse nos contratos também, e conheça o que está adquirindo. Isso significa entender as várias formas que um investimento pode assumir e como elas operam, bem como quais tipos de risco elas permitem. E milhares de livros, blogs, podcasts e cursos online que explicam ainda mais finanças pessoais. Dados melhores = Melhor tomada de decisão!

C. Não Há Lugar para Emoções no Investimento

Investir é um jogo de matemática e emocional. A grande maioria dos novos investidores perde dinheiro, agindo de forma irresponsável em um frenesi, seja em modo de pânico ou muito frugal. Para evitar que você caia neste potencial armadilha, considere como suas transações podem se desenrolar a longo prazo — pelo menos, você ficará com o plano que esboçou mesmo através da volatilidade de curto prazo. (Especialmente com alta moral — ninguém quer um “subidor” em uma mesa de pôquer!) Metas com planejamento posterior ajudam a se concentrar e reduzir investimentos impulsivos.

Esta é uma base bastante sólida para alguém que é novo em tudo isso a ter ao entrar no mundo dos investimentos. E se você der tempo (e a si mesmo) esse processo será seu melhor amigo porque conhecimento mais paciência equivale eventualmente a você — que sabe como fazer as escolhas certas (especialmente com dinheiro).

IV. Conclusão

Eles finalizaram a peça afirmando que investir pode ser intimidador, especialmente como um novo investidor, mas assumir o controle do seu futuro financeiro lhe servirá bem a longo prazo. O que é realmente investir? Se você acredita, em vez disso, que o dinheiro não pode operar pelo menos algum tempo por conta própria como um conjunto de dados macro semelhante refletindo condição macro local de humanos, embora isso seja uma fórmula numérica para ganhar dinheiro que faz pouco sentido — é simplesmente uma lógica ajudar a refletir mais ideias comparativas, não como investir, e em vez disso ajudar a resolver para os seres queridos, onde você vai, sua nova casa, uma contemplação, alguns, também a casa do sonho, essencialmente um tipo nobre, de todos os aspectos.

De renda fixa a ativos alternativos (incluindo criptomoedas e fundos imobiliários), o artigo destaca que qualquer investidor tem que olhar além da fumaça e espelhos para encontrar um caminho a seguir no respectivo perfil de risco e metas. E esse tipo de descompasso permite que cada lado escolha o que deseja, com base em seus próprios interesses.