Planejamento Financeiro para a Geração Z: Dicas e Estratégias para Gerenciar seu Dinheiro na Era Digital

Geração Z — Bem-estar Financeiro e Gestão de Dinheiro

Introdução

Com a informação ao nosso alcance e o sistema bancário à nossa disposição com um clique do mouse, não é surpreendente que o planejamento financeiro tenha se tornado uma habilidade de vida necessária, particularmente para a Geração Z, a demografia nascida aproximadamente do meio da década de 1990 ao início da década de 2010, que só conheceu um mundo dominado pela tecnologia.

Essa mudança completa no estilo de vida e mentalidade mudou fundamentalmente a maneira como pensamos sobre dinheiro e consumo. Na economia em tempo real de hoje, produtos e serviços financeiros estão essencialmente disponíveis 24/7. Nossas decisões podem ser impactadas por redes sociais e qualquer número de outras fontes externas.

A Geração Z atingiu a maioridade em um mundo onde o número de compras que devemos fazer é literalmente de milhares, e a forma como as empresas comercializam seus produtos para a aldeia global enraizada em um rastro digital afeta o que queremos e aparentemente precisamos. Em tudo isso, o planejamento financeiro é definitivamente a ferramenta certa que pode fazer a pessoa viver uma vida financeira estruturada e saudável.

Esse planejamento financeiro envolve mais do que simplesmente poupar e investir. É literalmente sobre ter pensamento crítico sobre dinheiro. Essa habilidade é primordial em uma mente, pois é consciência + conhecimento + pensamento com aglomeração de conhecimento, que oferece espaço para perceber melhor e tomar melhores decisões para se adaptar em uma dinâmica de negócios em constante mudança e desafiadora.

II. O Porquê e Como dos Investidores Educados

Nova alfabetização financeira e orientação é uma necessidade básica, dada a radical transformação desde que a Geração Z (Gen Z) veio ao mundo, especialmente nascida com uma estrutura de preços cada vez mais complexa em nossos lares, e o que consumimos e investimos em nossas vidas sendo ditado pela crescente digitalização e globalização.

Habilidades em finanças pessoais educarão adolescentes a fazer escolhas informadas com seu dinheiro — e essa educação os ajudará a enfrentar qualquer tempestade financeira que enfrentarão na vida adulta.

Finanças: O Básico — Unidade 4

Existem algumas leis fundamentais das finanças pessoais: o que você recebe como dinheiro, o que você recebe como receita e despesas, quanto disso você poderá poupar, quanto disso você poderá investir no seu futuro, e como você pode querer controlar seus empréstimos. Juntos, esses aspectos e o que eles significam impactam diretamente a saúde financeira da Geração Z.

A. A Tecnologia Tornou a Alfabetização Financeira uma Necessidade do Século 21

Não há tecnologia que possa ensinar um centro de aprendizagem, cuidar do nosso dinheiro como essa. Há muitos lugares para a Geração Z aprender sobre dinheiro, com smartphones e a internet à sua disposição.

B. Recursos e Materiais de Ensino

Há muitos recursos disponíveis para a Geração Z melhorar seus conhecimentos financeiros. Além disso, existem aplicativos suficientes, mas é necessário usá-los, como Mint (ou You Need A Budget (YNAB)). Aplicativos como Robinhood e Acorns (não estão sozinhos nisso) fazem ainda melhor, possibilitando aos jovens participarem do mercado com pequenas quantias de dinheiro.

III. 10 Maneiras de Se Ajudar Com Suas Finanças

Talvez, neste momento, poucos conjuntos de conhecimentos do século 21 sejam mais necessários para a Geração Z do que a compreensão do mundo do dinheiro, cada vez mais complexo e digital.

A. Por Que Você Precisa de um Orçamento Pessoal?

Definindo um orçamento pessoal: A base da boa gestão financeira. Com um orçamento totalmente abrangente, uma pessoa está ciente de para onde está indo seu dinheiro e de onde as economias podem vir.

B. Economize e Invista (Ferramentas)

Aprenda sobre poupança e investimentos. Mas você tem que ir além do orçamento — precisa aprender sobre economizar e investir. A Geração Z é uma coorte autônoma — acostumada a poder agir sempre que quiser, e eles ganham muito com a capacidade de economizar.

C. Uso de Aplicativos Financeiros

Gerenciar finanças pessoais é uma panaceia inerente à tecnologia. Se você pertence à Geração Z, provavelmente já está usando muitos aplicativos financeiros diferentes para monitorar e gerenciar sua saúde financeira.

IV. Problemas de Dinheiro dos TikTokers e a Economia da Geração Z

A Geração Z enfrenta desafios financeiros diferentes das gerações anteriores. Essas questões são reflexos da economia atual, da experiência online e das expectativas de vida em mudança.

A. Dívida e Gastos Excessivos

A conclusão para a Geração Z é dívida, e essa necessidade quase desesperada de acompanhar os pares leva muitos jovens a gastar dinheiro que não possuem em produtos que provavelmente não usarão.

B. Redes Sociais como Intermediárias da Gestão de Dinheiro

Onde a Geração Z está gastando dinheiro discricionário: redes sociais. Instagram e TikTok não apenas alimentam a cultura do consumidor; eles também perpetuam uma falsa sensação de sucesso financeiro.

C. Fundo e Visão Estratégica

Outro grande desafio que membros da Geração Z enfrentam é quando o ideal da possibilidade de planejamento financeiro para o futuro torna o planejamento financeiro para o futuro quase impossível devido a muitos jovens terem menos acesso a informações sobre aposentadorias, investimentos e poupanças para emergências.

V. Conclusão e Próximos Passos

De fato, isso é uma prova da importância do planejamento financeiro para a Geração Z — a era digital em que cresceram trouxe um mundo de oportunidades únicas, mas também desafios únicos, algo que me peguei reiterando aqui muitas vezes.

Isso tudo é possível por um dos grandes pilares da educação financeira e do empoderamento: o filantropo rico. O filantropo rico só precisará ensinar a geração destinada a adquirir uma fortuna considerável a gerenciar o dinheiro adequadamente, tomar decisões financeiras baseadas em manchetes, mas que resultem em anos de retorno sobre o investimento.

Os jovens devem liderar a carga — financeiramente. Mantendo seus gastos dentro de um âmbito razoável, instilando economias e encontrando formas de investir que tenham benefícios a longo prazo. Há muitos aplicativos digitais e dispositivos que ajudam a controlar seus gastos e gerenciar suas finanças.